domingo, 12 de junho de 2011

Escova progressiva , usar ou não ?




Qual a cacheada que nunca pensou, nem por um instante em mudar radicalmente, e transformar os cachos muitas vezes rebeldes, por madeixas lisas e comportadas?

Acho que nenhuma!

Cachos dão trabalho, precisam ser tratados com carinho, são cheios de personalidade e exigem cuidados especiais, e se você está no seu "bad hair day" então, dá aquela vontade de eliminá-los definitivamente.

As escovas progressivas apareceram para satisfazer esse desejo de grande maioria das mulheres.


As escovas progressivas eram produzidas em fundo de quintal, produzidas com três ingredientes principais, que eram: creme de hidratação, queratina líquida, e formol.
O creme era a base da mistura, uma espécie de "diluidor" (sei que o diluidor é líquido mas não encontrei outro termo para utilizar) dos outros ingredientes, que não poderiam ser aplicados diretamente nos fios, a queratina servia para restaurar o fio, e o formol para selar e não permitir que a queratina impregnada nos fios saísse na lavagem, era uma espécie de mumificação dos fios.
Logo essa mistura, passou a fazer a cabeça da mulherada, e muitos salões começaram a oferecer o produto, porém, para que a escova progressiva tivesse um resultado mais "forte", alguns cabelereiros passaram a aumentar o volume de formol na fórmula, o que por sua vez causou um monte de problemas.

As grandes empresas do ramo dos cosméticos, vendo o sucesso do produto, logo, passaram a denunciar as "ESCOVAS DE FUNDO DE QUINTAL" e patentearam a fórmula. Muitas empresas, passaram a alegar que as fórmulas era isentas de formol, o que era uma grande mentira, pois na maioria dos casos, o formol existe na fórmula sim, mas em uma quantidade segura, que corresponde a 0,2% da composição (permitido pela ANVISA ), logo essas empresas passaram a melhorar a fórmula, adicionando alisantes como tioglicolato, guanidina e outros componentes, obtendo um resultado de liso absoluto e duradouro, além de uma aparência natural aos fios alisados.

Realmente um sonho, hoje, muitas empresas produzem escovas progressivas, tem escova de morango, chocolate, leite, além de terem ganhado versões como marroquina, egípcia, turmalina... e etc, mas no fundo, os princípios ativos continuam sendo os mesmos (na maioria das vezes).

Existem ainda alguns riscos, como irritação do couro cabeludo, irritação das vistas durante a aplicação do produto, intoxicação por inalação dos vapores, queda dos cabelos, e etc...

Apesar de você poder fazer o teste da mexa, que infelizmente muitos salões não fazem...

Então gente, será que vale à pena??? comentem oq acham !

Nenhum comentário:

Postar um comentário